Skip to main content

A Conferência dos Pássaros

Os pássaros do mundo encontram-se para uma conferência. Uma poupa* se levanta e dirigindo-se à multidão com autoridade natural, sugere que o que falta aos pássaros é um líder espiritual, um Simorgh, para lhes mostrar uma alternativa. Todos devem voar em busca do Simorgh.

Mas muitos pássaros desanimam diante da perspectiva de uma longa e árdua busca. Os falcões preferem o poder de príncipes terrenos; as garças, sua praia desolada; os patos o seu lago acolhedor. Os pintassilgos temem pela sua fragilidade, e os rouxinóis por seu canto.

Mas um grupo parte, atravessando sete vales: o Vale da Busca, o Vale do Amor, o Vale da Percepção do Mistério, o Vale do Desapego, o Vale da Unidade, o Vale da Perplexidade e o Vale da Pobreza e do Nada. Em cada vale eles enfrentam perigos, vicissitudes e tentações e ouvem histórias de personagens exemplares.

Um deles é Sócrates que responde aos discípulos que lhe perguntam onde devem enterrá-lo: “Se vocês me encontrarem é porque são com certeza inteligentes, porque eu nunca me encontrei”.

Quando os pássaros finalmente chegaram à corte de Simorgh, só trinta deles sobreviveram e estão velhos, cansados, desgrenhados e imundos. Um arrogante arauto do palácio surge e desdenhoso de sua aparência surrada, lhes diz que são indignos e devem voltar para o lugar de onde vieram.

Mas os pássaros insistem e são finalmente admitidos. O palácio é de fato glorioso, mas está vazio, a não ser pelos espelhos.

Eles voam de um lado para outro, frustrados e deprimidos por terem vindo de tão longe e suportado tanto para nada. Mas, pouco a pouco, um estranho sentimento de alegria toma conta dos pássaros.

De repente eles percebem o significado dos espelhos. Afinal tinham encontrado Simorgh. Estavam vendo Simorgh nos espelhos, porque eles eram Simorgh. Simorgh era eles.

*Poupa é uma ave de médio porte.

Texto de Michael Foley no livro a Era da Loucura, baseado em um poema sufi do século 12 escrito por Farid Ud-Din Attar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *